segunda-feira, 3 de outubro de 2011

IDEB 2011



PROPOSTA DE TRABALHO DA


ESCOLA ESTADUAL LUIZ DIAS PAES LEME


VISANDO SUCESSO NO


IDEB 2011




PROFESSORA: NADIA RAQUEL







O projeto será desenvolvido na própria escola, com o apoio e a participação da equipe gestora, coordenadora pedagógica, de todos os professores da equipe escolar, de professores voluntários, de funcionários administrativos e de ex. alunos desta Unidade escolar.


Serão realizadas intervenções pedagógicas na seguinte seqüência:


· Reunião de exposição do projeto para pais, professores, voluntários e alunos:


Nestas reuniões serão apresentados os índices que devemos alcançar e as estratégias que serão utilizadas para tal, sendo que, demonstraremos a todos o grau de importância do envolvimento, participação e comprometimento no decorrer desse processo. Serão apresentados também os prêmios oferecidos pelo Governo do Estado de Goiás, para as escolas e os alunos que atingirem a meta.


As reuniões serão realizadas em dias diferentes para cada segmento, pois entendermos que a abordagem deve ser especificamente na linguagem e de acordo com o entendimento de cada um destes.


Inicialmente nos reuniremos com os professores Jone Cesar e Honorina, das disciplinas especificas que cairão na Prova Brasil ( Língua portuguesa e Matemática), transmitiremos a estes, todo material e recursos disponíveis na escola, além dos sites e endereços eletrônicos para possíveis pesquisas.


Em seguida, faremos uma convocação a todos os professores da Unidade Escolar que ministram aulas nas turmas abordadas e com os voluntários que se propuserem a apoiar este projeto, assim, os convidaremos para serem nossos parceiros , cada um na sua área de conhecimento, mas com foco na prova do IDEB.


Realizaremos também uma reunião com os alunos das duas turmas de nono ano da escola, onde serão expostos todos os detalhes da avaliação e dos prêmios oferecidos e esclarecidas todas as duvidas sobre os procedimentos que serão utilizados visando alcançar os resultados esperados. Nesta reunião, pretendemos levar aos alunos uma palavra de ânimo e motivação, fazendo-os entenderem que são mais que capazes de alcançar os objetivos traçados.


Por último, nos reuniremos com os pais onde faremos a apresentação do projeto e dos prêmios que poderão ser alcançados pela escola e pelos alunos. Buscaremos nesta reunião transmitir aos pais a importância da participação deles nesse projeto, incentivando seus filhos a terem um habito de leitura, monitorando o tempo de estudo e as tarefas de casa. Alem disso os motivaremos a estarem sempre presentes na escola para acompanhar de perto o andamento do projeto.


· Aulas direcionadas para os conteúdos da prova Brasil:


A partir do início do projeto, os professores de Português e Matemática, apesar de seguirem seus currículos normalmente, darão uma atenção especial aos conteúdos da Prova Brasil, focando em atividades de fixação da aprendizagem e em exercícios de revisão.


Quanto aos professores de outras disciplinas, serão orientados a buscarem uma forma de incluir conteúdos da Prova Brasil em suas aulas, realizando assim uma abordagem interdisciplinar, como por exemplo: Artes trabalhando geometria, Ens. Religioso trabalhando produção e interpretação de texto, Ciências trabalhando os indicadores que utilizam cálculos e outros, sendo que todos deverão acompanhar o desempenho dos alunos, observando os que apresentam maiores dificuldades para terem um acompanhamento individual.


· Tarefas para casa todos os dias:


Além das tarefas das disciplinas regulares, todos os alunos receberão um caderno extra de atividades para casa. Neste caderno, levarão exercícios de reforço ligados aos conteúdos ministrados que serão constantemente recolhidos e corrigidos.



· Reforço no contra turno:


Aqueles alunos que apresentarem maiores dificuldades, principalmente em conteúdos básicos como tabuada, operações, dificuldade de leitura e interpretação e outros, terão um acompanhamento mais rigoroso no contra turno com professores e monitores voluntários.



· Produção de texto, Leitura e interpretação


Serão promovidas varias oficinas de produção de texto visando incentivar a leitura e interpretação dos alunos, fatores essenciais para a realização de uma boa prova. Estas oficinas serão desenvolvidas nas aulas de Historia, Geografia, Educação Física e em outros momentos.



· Estudo da tabuada:


Oficinas para o estudo da tabuada de formas criativas serão oferecidas. Por meio da ludicidades, buscaremos reforçar essa aprendizagem que se torna tão necessário para um bom desempenho nas atividades de Matemática, sendo assim, serão feitas atividades com jogos, gincanas, competições, alem de vários outros meios de oferecer esse conhecimento.



· Oficinas com revistas e jornais:


Utilizaremos destes recursos ricos em se tratando de melhoria de aprendizagem para ampliar o domínio de leitura e interpretação de forma diferenciada. Os alunos serão orientados a levar revistas e jornais para casa, lerem e destacarem algumas reportagens que acharem mais interessantes. Dessa forma estarão desenvolvendo o processo de leitura e ficando atualizados com as noticias do dia a dia.


· Apoio de voluntários:


Entre estes, contamos com os bibliotecários desta Unidade escolar, professor Advan que contribuirá dando todo respaldo no que diz respeito ao caderno de tarefas extras dos alunos e o professor Marcos Pereira, que por ser formado em Matemática, trabalhará diretamente com os alunos ministrando aulas de reforço. Contaremos também com a participação da Secretária desta Unidade Escolar, Lidiane Carla, que também é formada em matemática e acompanhará os alunos que apresentarem dificuldades na matemática básica.


Contaremos ainda com o apoio de ex. aluno da escola, que estarão realizando um plantão para tirar as duvida dos alunos que ainda apresentarem dificuldades. Destacamos também que buscaremos apoio na Universidade Federal do Mato Grosso, com os alunos do curso de graduação em Matemática, para que possam estar em contato tanto com os alunos, quanto com o projeto.


· Trabalho interdisciplinar:


O trabalho interdisciplinar se dará por meio de reuniões com todos os professores da Unidade Escolar, com o objetivo de avaliar e elaborar questões e estratégias que venham acrescentar resultados benéficos ao nosso projeto.



Queremos salientar que para garantir a memória e a historicidade do processo vivenciado por meio deste projeto, realizaremos registro fotográfico, algumas gravações em vídeos, além de outras formas de registro que garantirão a veracidade e seriedade do desenvolvimento do projeto.


Não podemos deixar de citar que as tecnologias se farão presentes para atuar como um instrumento de fixação da aprendizagem e possibilitar aos alunos uma forma de atrativa de pesquisar temas relacionados aos conteúdos estudados.


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